Me dá um selinho?

19/09/2011 20:11

Atualmente são diversos os selos de certificação adotados pelas empresas para ajudar o consumidor a fazer escolhas mais responsáveis. Para conquistar os selos, as empresas devem atender a uma série de processos e requisitos socioambientais, e, temporariamente, comprovar que continuam merecendo a certificação.

E você? Sabe reconhecê-los?

 

Produtos Florestais

 

Certificam madeira, lenha, fibras naturais, sementes e seus derivados: móveis, papel, lápis, etc. 

Entre os mais conhecidos, o internacional FSC (Forest Stewardship Council), e o nacional Cerflor (Certificação Florestal), gerido pelo Inmetro, que atestam não apenas a origem da matéria prima, mas também todo o processo produtivo de cada produto.

www.fsc.org.br

www.inmetro.gov.br

 

Arquitetura e Construção

O selo internacional Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental) é um dos que certificam edificações que minimizam impactos ambientais, na construção e na operação, pelo uso de materiais renováveis, economia de água, energia e gás, descarte correto dos resíduos, etc.

www.usgbc.org/leed

 

Eletrodomésticos

No Brasil, o selo Procel indica os eletroeletrônicos de melhor eficiência energética em cada categoria. É auditado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, da Eletrobras.

www.eletrobras.gov.br/procel

 

Alimentos

Há varios selos regionais que certificam produtos agrícolas, como frutas, café, cacau e chás. O internacional Rainforest Alliance Certified é concedido pela Imaflora no Brasil e leva em conta aspectos como respeito à biodiversidade e às condições trabalhistas.

www.imaflora.org

 

Orgânicos e Cosméticos

Os selos garantem a precedência e a produção de alimentos, cosméticos, algodão e até produtos de limpeza orgânicos. Para o nacional Ecocert, os alimentos processados devem conter um mínimo de 95% de ingredientes orgânicos. Já o selo do IBD (Instituto Biodinâmico), também nacional, certifica também hotéis e restaurantes que usam esses produtos.

www.ecocert.com.br

www.ibd.com.br

 

Mais alguns selos verdes

 

Fontes:

Revista Superinteressante Junho/2011 páginas 18-19 (sessão Planeta Sustentável)

Blog Gestor do Ócio 

gestordoocio.blogspot.com