POSTS

Número de pessoas vivendo na extrema pobreza cai pela metade

08/04/2013 12:42

Em relatório produzido pela ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, um dos destaques foi a redução, pela metade, de pessoas vivendo na extrema pobreza. 

O documento afirma que em todas as regiões do mundo, em 2010, o total dos que viviam com menos de US$ 1,25 por dia foi quase 50% menor do que os valores de 1990.

Segundo a ONU, este é um indicador de que a primeira Meta do Milênio, a redução da extrema pobreza, foi atingida em nível global.

Outro avanço foi notado na proporção de pessoas com acesso à água potável: 89% em 2010. Entretanto, as projeções calculadas indicam que até 2015, mais de 600 milhões ainda estarão sem o recurso.

Outra das oito metas alcançadas é a paridade no acesso à educação primária: são 97 meninas na escola para cada 100 meninos.

Em relação à terapia antiretroviral, o relatório da ONU afirma que 6,5 milhões receberam tratamento contra o HIV/Aids em 2010.

O balanço das Metas de Desenvolvimento do Milênio também indica progresso lento na queda de mortalidade materna.

Infelizmente, a fome ainda continua sendo um desafio global. :-(

As Metas do Milênio são um conjunto de oito objetivos para o desenvolvimento, que devem ser cumpridos pelos países membros da ONU até 2015.

Fontes:

Superinteressante Abril/2013 pg.17

Hype Science 

Blog Além de Economia

Street View para cadeirantes

08/04/2013 12:14

O Accessibility View, criado no ano passado, é uma espécie de Google Street View de cadeira de rodas. Em vez de carros, como no Street View, cadeirantes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) percorreram as ruas de São Paulo munidos de câmeras a fim de vasculhar rampas, calçadas, escadas, etc. e traçar um mapa da mobilidade.

Fonte: Superinteressante Abril/2013 pg.92

Orgânicos e mais nutritivos

08/04/2013 11:46

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC) mostrou que tomates cultivados pelo sistema orgânico possuem maior quantidade de compostos com ação antioxidante, como polifenóis e vitamina C, em comparação com os produzidos pela agricultura tradicional. "O estresse sofrido pela planta no cultivo orgânico influencia positivamente no acúmulo de sólidos solúveis e na síntese de metabólitos secundários, que ajudam no seu mecanismo de defesa e contribuem para aumentar o seu valor nutritivo", diz a pesquisadora Aurelice Oliveira, que fez o estudo para a sua tese de doutorado, sob orientação da professora Raquel Miranda, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC. As concentrações de vitamina C nos tomates orgânicos foram 55% mais elevadas nos frutos maduros em relação aos tomates de cultivo tradicional. "Os polifenóis, por exemplo, previnem a peroxidação de lipídeos, por combaterem os radicais livres", diz Aurelice. Ela explica que no sistema convencional a planta já dispõe de todos os recursos necessários para o seu desenvolvimento, como fertilizantes, enquanto no sistema orgânico o composto nutriente utilizado demora a ser metabolizado, o que resulta em estresse. Uma das análises feitas para determinar o grau de oxidação das células dos frutos, chamada de peroxidação de lipídeos, comprovou que há um maior estresse no cultivo orgânico do que nos convencionais. O estudo foi piblicado no site da revista PLoS One (fevereiro de 2013).

Fonte: 

Pesquisa FAPESP Mar/2013 pg.14 - versão online aqui

 

Valorização da mulher negra

03/11/2011 18:08

Ao som do poema de Alzira Rufino, a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), de Belo Horizonte, celebrou o lançamento da Campanha de Valorização da Mulher Negra, no auditório da prefeitura da cidade. A Campanha está inserida nos objetivos do plano municipal para a promoção de Igualdade Racial, composta pelos seguintes eixos: saúde, educação, cultura afro-brasileira, políticas urbanas, recursos humanos regionais, institucionalização da política da promoção da igualdade racial e desenvolvimento da política. Na ocasião, foram homenageadas 13 matriarcas do movimento negro da capital mineira, mulheres que tomaram para si a tarefa de lutar em prol da democracia entre as raças. "Estas mulheres nos ensinaram e nos ensinam muitas lições, seja na escola formal ou na que não é formal. Foram elas que começaram essa luta", disse Denise Pacheco, coordenadora da CPIR. Valdete Cordeiro, uma das militantes homenageadas, considerou muito importante esse reconhecimento. "Essa homenagem me dá mais força pra continuar trabalhando, porque essa cor aqui não desbota de jeito nenhum".

Fonte:Revista Raça Brasil 15 anos Outubro 2011 pg. 80

Exemplo no BC

03/11/2011 17:59

A procuradoria da República Eugênia Augusta Gonçalves recomenda, numa ação que tramita na Justiça Federal de São Paulo, que o Banco Central abra vagas em seus quadros para deficientes visuais. Ela sugere provas em braile.

 

Fonte:

Istoé 26Out/2011 pg.30

CIEE em foco: Parceria pela diversidade

03/11/2011 17:38

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, vai investir na capacitação de profissionais com deficiência. O objetivo do programa Novos Horizontes, lançado em julho, é contribuir para a inclusão social dessas pessoas, a partir de oportunidades de desenvolvimento profissional. Dentro desse propósito, a empresa contratou os serviços do Programa de Desenvolvimento Estudantil e Profissional do CIEE, que oferece cursos e oficinas de TI e de temas comportamentais demandados pelo mercado de trabalho. "O CIEE tem sido grande parceiro, pois teve atuação de jovens para o programa e agora trabalhamos juntos no desenvolvimento dessas pessoas", diz Leandro Vaz, supervisor de RH da MAN Latin America. A empresa selecionou 22 jovens com pouca experiência, mas com determinação para assumir novos desafios, para trabalhar em suas operações, e arcará com os estudos necessários para sua formação acadêmica. Para Priscilla Mara Oliveira Silva, 21 anos, estudante de Propaganda e Marketing da Universidade Paulista (UNIP), as dicas de como se portar e até como se vestir para o ambiente empresarial são bem válidas, principalmente para quem nunca teve experiência no meio empresarial. Carla Adriana Vieira, que concluiu o ensino médio, concorda com a colega: "O comportamento é fundamental", destaca a jovem, que conquistou seu primeiro emprego de carteira assinada.

 

Fonte: Revista Agitação jul/ago de 2011 pg.46

Smart Sustentável

03/11/2011 16:26

A Smart está lançando, em parceria com a Basf, seu modelo de carro elétrico ultraleve. O Smart Forvision está sendo apresentado ao público no Salão do Automóvel de Frankfurt, que segue até o dia 25 de setembro na Alemanha. Destaque para o teto feito de película transparente, que permite que o carro, em movimento, gere energia para fazer funcionar o ar-condicionado e seus componentes multimídia. O preço será anunciado em breve.

Fonte:

Istoé Dinheiro 21Set/2011 pg.27

Conexão do Bem

03/11/2011 16:07

A Craiglist revolucionou a forma de fazer classificados colocando compradores e vendedores em contato direto. Seu fundador, Craig Newmark, cirou agora a Craigconnects, cuja missão é conectar pessoas que trabalham pelo bem comum. Ele reuniu uma lista de organizações não governamentais, empreendedores e outras "instituições do bem", que terão um canal de comunicação com as pessoas envolvidas em causas socioambientais. O site procura proteger o público de organizações falsas - que têm uma boa história, mas que não ajudam como prometem. As áreas de apoio incluem tecnologia para o bem social, governos abertos, serviços  voluntariado e até mesmo as questões da paz no Oriente Médio. Atualmente, há 44 entradas no site e as recomendações do público respaldam a escolha de novas instituições para serem adicionadas.

Vai lá! craigconnects.org

 

Fonte:

Revista Vida Simples Outubro 2011 pg.13

Passaporte X

03/11/2011 15:58

Transexuais e hemafroditas do Reino Unido não deverão mais ter problemas ao afirmar qual é seu sexo no passaporte. O Ministério do Interior britânico estuda um projeto para instituir um "passaporte transgênero". A ideia é permitir que, em vez de ser marcado um M ou um F no documento, seja possível preenchê-lo apenas com um X - a lei atual exige a definição do sexo. Isso evitaria o constrangimento de um agente alfandegário desconfiar da informação contida no pasaporte devido à aparência da pessoa. A iniciativa do Reino Unido foi anunciada uma semana depois de o governo da Austrália ter aprovado o passaporte X. Para um cidadão australiano ter direito ao documento, não é necessário que ele tenha realizado a cirurgia de mudança de sexo. Basta um atestado médico dizendo que ele não se identifica com o gênero original.

 

Fonte:

Revista Época 26 Setembro 2011 pg.17

Joias feitas de pneus

03/11/2011 15:41

Que mulher não gosta de se enfeitar e de ganhar um presente bacana? Os designers americanos Barbi Touron e Aaron Shear combinaram a vaidade feminina e a sustentabilidade em uma nova coleção de joias feitas de pneus. A linha criativa e glamurosa foi criada para a loja Urban Lace e inclui peças feitas a partir de câmara descartada de pneus de bicicleta. Para todos os bolsos e gostos, as peças custam entre U$32 e U$1.000 e podem ser adquiridas pela internet.

E felizmente o Brasil já aderiu a esta nova moda! O designer Marzio Fiorini produz peças lindíssimas a partir da mesma técnica, e algumas de suas peças foram mostradas na novela das 21h na Rede Globo, sendo usadas pela personagem de Cristiane Torloni, a Tereza Cristina.

Uma delícia ficar bonita através de uma ação sustentável, né?

Design da Urban Lace - www.urbanlaceboutique.com

Cenas da novela Fina Estampa da Rede Globo. Tereza Cristina (Cristiane Torloni) exibe peças de Marzio Fiorini - www.marziofiorini.com.br

 

Fontes:

Sobre as peças da Urban Lace - Istoé Dinheiro 21Set/2011 pg.25

Foto Urban Lace - www.urbanlaceboutique.com

Sobre Marzio Fiorini - www.marziofiorini.com.br

1 | 2 | 3 >>