POSTS

Relatório Anual & Sustentabilidade

19/09/2011 20:38

Consolidar o relatório anual e o GRI (Global Reporting Initiative) em uma única peça é uma tendência que empresas começam a praticar, no Brasil e no mundo. A constatação é de Ernst Ligteringen, executivo-chefe da GRI, organização que trata de parametrizar os relatórios enfocados na sustentabilidade. Ligteringen foi a principal atração do "Seminário Relatório de Sustentabilidade, Estratégia e Valor" promovido pelo IBCG, em 25 de abril de 2011. Segundo ele, até 2013 estarão saindo novas diretrizes para o relatório GRI, consubstanciados na norma G4. "A ideia é simplificar o modelo, trabalhando a sua essência, mas este terá de ser amigável com a linguagem dos outros relatórios, a fim de consolidarmos tudo em única peça", disse, durante o evento no qual destacou ainda as cinco formas de criação de valor que, necessariamente, precisam ser contempladas pelas diferentes organizações. "Capital Natural, Capital Humano, Capital Social e Capital Financeiro". Em um mundo em que as perguntas mudam constantemente, Ernst destacou: "Antes se perguntava por que fazer um relatório anual. Agora perguntamos por que determinada empresa não faz um Relatório de Sustentabilidade?"

 

Fonte:

Revista RI - Relação com Investidores no153, Maio/2011, página 63

Me dá um selinho?

19/09/2011 20:11

Atualmente são diversos os selos de certificação adotados pelas empresas para ajudar o consumidor a fazer escolhas mais responsáveis. Para conquistar os selos, as empresas devem atender a uma série de processos e requisitos socioambientais, e, temporariamente, comprovar que continuam merecendo a certificação.

E você? Sabe reconhecê-los?

 

Produtos Florestais

 

Certificam madeira, lenha, fibras naturais, sementes e seus derivados: móveis, papel, lápis, etc. 

Entre os mais conhecidos, o internacional FSC (Forest Stewardship Council), e o nacional Cerflor (Certificação Florestal), gerido pelo Inmetro, que atestam não apenas a origem da matéria prima, mas também todo o processo produtivo de cada produto.

www.fsc.org.br

www.inmetro.gov.br

 

Arquitetura e Construção

O selo internacional Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental) é um dos que certificam edificações que minimizam impactos ambientais, na construção e na operação, pelo uso de materiais renováveis, economia de água, energia e gás, descarte correto dos resíduos, etc.

www.usgbc.org/leed

 

Eletrodomésticos

No Brasil, o selo Procel indica os eletroeletrônicos de melhor eficiência energética em cada categoria. É auditado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, da Eletrobras.

www.eletrobras.gov.br/procel

 

Alimentos

Há varios selos regionais que certificam produtos agrícolas, como frutas, café, cacau e chás. O internacional Rainforest Alliance Certified é concedido pela Imaflora no Brasil e leva em conta aspectos como respeito à biodiversidade e às condições trabalhistas.

www.imaflora.org

 

Orgânicos e Cosméticos

Os selos garantem a precedência e a produção de alimentos, cosméticos, algodão e até produtos de limpeza orgânicos. Para o nacional Ecocert, os alimentos processados devem conter um mínimo de 95% de ingredientes orgânicos. Já o selo do IBD (Instituto Biodinâmico), também nacional, certifica também hotéis e restaurantes que usam esses produtos.

www.ecocert.com.br

www.ibd.com.br

 

Mais alguns selos verdes

 

Fontes:

Revista Superinteressante Junho/2011 páginas 18-19 (sessão Planeta Sustentável)

Blog Gestor do Ócio 

gestordoocio.blogspot.com

 

Jelloware, o copo comestível que vira adubo

19/09/2011 02:09

 

Que tal substituir os copos descartáveis por copos comestíveis? É isso mesmo!

O escritório de design americano, The Way We See The World, criou um copo feito de ágar-ágar, uma gelatina de algas. O Jelloware é um copo comestível e pode ser jogado na grama ou enterrado em qualquer área verde, pois se decompõe rapidamente e se transforma em adubo para as plantas, resolvendo todos os problemas relacionados à produção de lixo, desperdício de água e poluição, entre outros debatidos na utilização dos tradicionais copos descartáveis.

Os Jellowares são fabricados com sabor, e o consumidor pode escolher o que mais combina com sua bebida. Por enquanto temos limão e manjericão, gengibre e hortelã e alecrim e beterraba, e estão desenvolvendo o Absolut Edible, que promete potencializar o sabor de bebidas com vodka Absolut.

Coloridos e maleáveis, os copos tem poucas contra indicações. Não se deve ingerir mais de 3 Jellowares por dia, pois o ágar-ágar possui propriedades laxativas. Também devem ser guardados na geladeira caso não sejam consumidos de imediato, já que por serem feitos de gelatina existe o risco de ficarem um pouco pegajosos. 

E um brinde à sustentabilidade!

 

Fonte:

The Way We See The World

www.thewayweseetheworld.com/

 

Satélite da ONU será movido a cocô

19/09/2011 01:38

O satélite, que custou US$ 5 milhões e pertence à Unesco (entidade da ONU dedicada à ciência), vai testar um sistema que transforma fezes humanas em combustível. Os excrementos serão digeridos por bactérias que produzem hidrogênio. O lançamento está previsto para o primeiro semestre.

Já pensou se seu esgoto vai pro espaço?

 

Fonte:

Revista Superinteressante Junho/2011

super.abril.com.br/universo/satelite-onu-sera-movido-coco-632088.shtml

SoundBite, o aparelho auditivo que transmite pelos ossos

19/09/2011 01:31

Folheando a revista Superinteressante de Junho de 2011, encontrei uma novidade muito legal sobre um novo aparelho auditivo que pode ser uma grande solução para as pessoas com deficiência auditiva. Pesquisei um pouco mais e encontrei algumas imagens oficiais do produto e até um texto de uma fonoaudióloga brasileira comentando esta nova tecnologia que há de ajudar muita gente.

 

O que é e como funciona:

1. O aparelho, que se chama SoundBite, foi criado para ajudar pessoas muito surdas - que não se beneficiam dos aparelhos auditivos comuns. 

2. Um sensor colocado atrás da orelha do paciente capta os sons do ambiente e os envia, por meio de rede sem fio, para o módulo dental. 

3. O módulo dental transforma os sons em vibrações, que sobem pelos ossos do crânio até chegar à cóclea do paciente - na qual são reconvertidas em sons.

 

(direita p/ esquerda, de cima para baixo)

Aparelho auditivo inserido na boca / Sob medida se encaixa ao redor dos dentes superiores / É quase invisível ao ser usado / Segunda parte do aparelho é utilizada no ouvido / Aparelho auditivo SoundBite / Unidade de microfone

 

No site Vida de Dentista, no bem humorado artigo "Pra que servem os dentes? Pra escutar!!", encontrei o texto da fonoaudióloga Marina Domingues. Segue abaixo:

 

“Esta possivelmente vai ser a resposta de vários deficientes auditivos daqui pra frente. Neste ano os deficientes auditivos foram beneficiados com a primeira solução não-cirúrgica de aparelhos auditivos por condução óssea, o Soundbite. Para a sua utilização, é colocado na mastóide um pequeno microfone responsável pela captação do som e sua transmissão até um dispositivo localizado nos molares da direita ou esquerda (variando de acordo com o lado da perda auditiva do paciente), o qual transmite o som para o ouvido interno por via óssea.

O aparelho, indicado para perdas auditivas unilaterais, possibilita que os pacientes recuperem a capacidade auditiva espacial e possam retomar atividades simples, como participar de conversas com os familiares durante a sua utilização. Entretanto, como o aparelho localiza-se nos dentes é necessário que o paciente o remova o aparelho em situações de fala.

O Soundbite é removível e tem seu molde feito exclusivamente para cada paciente. Dentre os benefícios prometidos pelos desenvolvedores do aparelho destacam-se o fato do paciente poder continuar comendo, bebendo e mordendo normalmente durante seu uso e a melhora na habilidade de ouvir e compreender a fala mesmo em ambientes ruidosos.

 

O aparelho já foi aprovado para comercialização na Europa, mas, infelizmente, ainda não há previsões de seu lançamento e custo no Brasil.”

 

Legal né? Agora vamos torcer pro SoundBite se espalhar logo pelo mundo e pra que este novo avanço seja acessível pra que possa ajudar o pessoal com deficiência auditiva! 

 

Fontes:

Matéria da Revista Superinteressante Junho/2011 pg.17

super.abril.com.br/tecnologia/aparelho-auditivo-transmite-pelos-ossos-632090.shtml

 

Imagem do site The Cool Gadgets

thecoolgadgets.com/soundbite-dental-hearing-aid-europe-approved/

 

Texto da Marina Domingues no site Vida de Dentista

vidadedentista.com.br/2011/06/pra-que-servem-os-dentes-pra-escutar.html

 

<< 1 | 2 | 3