SoundBite, o aparelho auditivo que transmite pelos ossos

19/09/2011 01:31

Folheando a revista Superinteressante de Junho de 2011, encontrei uma novidade muito legal sobre um novo aparelho auditivo que pode ser uma grande solução para as pessoas com deficiência auditiva. Pesquisei um pouco mais e encontrei algumas imagens oficiais do produto e até um texto de uma fonoaudióloga brasileira comentando esta nova tecnologia que há de ajudar muita gente.

 

O que é e como funciona:

1. O aparelho, que se chama SoundBite, foi criado para ajudar pessoas muito surdas - que não se beneficiam dos aparelhos auditivos comuns. 

2. Um sensor colocado atrás da orelha do paciente capta os sons do ambiente e os envia, por meio de rede sem fio, para o módulo dental. 

3. O módulo dental transforma os sons em vibrações, que sobem pelos ossos do crânio até chegar à cóclea do paciente - na qual são reconvertidas em sons.

 

(direita p/ esquerda, de cima para baixo)

Aparelho auditivo inserido na boca / Sob medida se encaixa ao redor dos dentes superiores / É quase invisível ao ser usado / Segunda parte do aparelho é utilizada no ouvido / Aparelho auditivo SoundBite / Unidade de microfone

 

No site Vida de Dentista, no bem humorado artigo "Pra que servem os dentes? Pra escutar!!", encontrei o texto da fonoaudióloga Marina Domingues. Segue abaixo:

 

“Esta possivelmente vai ser a resposta de vários deficientes auditivos daqui pra frente. Neste ano os deficientes auditivos foram beneficiados com a primeira solução não-cirúrgica de aparelhos auditivos por condução óssea, o Soundbite. Para a sua utilização, é colocado na mastóide um pequeno microfone responsável pela captação do som e sua transmissão até um dispositivo localizado nos molares da direita ou esquerda (variando de acordo com o lado da perda auditiva do paciente), o qual transmite o som para o ouvido interno por via óssea.

O aparelho, indicado para perdas auditivas unilaterais, possibilita que os pacientes recuperem a capacidade auditiva espacial e possam retomar atividades simples, como participar de conversas com os familiares durante a sua utilização. Entretanto, como o aparelho localiza-se nos dentes é necessário que o paciente o remova o aparelho em situações de fala.

O Soundbite é removível e tem seu molde feito exclusivamente para cada paciente. Dentre os benefícios prometidos pelos desenvolvedores do aparelho destacam-se o fato do paciente poder continuar comendo, bebendo e mordendo normalmente durante seu uso e a melhora na habilidade de ouvir e compreender a fala mesmo em ambientes ruidosos.

 

O aparelho já foi aprovado para comercialização na Europa, mas, infelizmente, ainda não há previsões de seu lançamento e custo no Brasil.”

 

Legal né? Agora vamos torcer pro SoundBite se espalhar logo pelo mundo e pra que este novo avanço seja acessível pra que possa ajudar o pessoal com deficiência auditiva! 

 

Fontes:

Matéria da Revista Superinteressante Junho/2011 pg.17

super.abril.com.br/tecnologia/aparelho-auditivo-transmite-pelos-ossos-632090.shtml

 

Imagem do site The Cool Gadgets

thecoolgadgets.com/soundbite-dental-hearing-aid-europe-approved/

 

Texto da Marina Domingues no site Vida de Dentista

vidadedentista.com.br/2011/06/pra-que-servem-os-dentes-pra-escutar.html