Vai uma porção de asinhas? ... e não são de frango!

04/10/2011 13:43

Em algumas culturas, principalmente na Ásia, isso já é comum, mas tenho certeza de que para muitos vai parecer um pouco estranho. Um estudo realizado pela FAO (Food and Agriculture Organization), da ONU, recomenda o consumo de insetos para satisfazer a necessidade de proteína das pessoas e, de quebra, reduzir a produção de carne, que é responsável por mais ou menos 20% da emissão global de CO2.

Algumas escolas públicas dos Estados Unidos já começaram a fazer experimentos inserindo algumas espécies na merenda escolar das crianças (que costumam ser mais “destemidas”), mas a novidade não tem feito lá muito sucesso.

Também nos Estados Unidos, mais especificamente na Califórnia, já existe uma loja de doces especializada em utilizar insetos em suas fabricações. O dono da loja aderiu à dieta há muitos anos, quando descobriu os benefícios nutricionais destes... hmmm... alimentos. Ele gostou tanto da novidade que até se especializou em fazer pratos mais elaborados utilizando seus ingredientes preferidos. O link abaixo é de um vídeo produzido pelo National Geographic mostrando um pouco da vida dele. O vídeo está em inglês, mas, para quem não entende, as imagens falam por si.

 

www.youtube.com/watch?v=3f7I_HAm4d8

Vai um docinho de barata aí?

 

Se for experimentar a novidade, pesquisas recomendam vespas, que contêm mais proteína do que os outros insetos e muito mais do que um suculento e delicioso bife (81% contra 20% de proteína comestível).

 

Que tal um biscoitinho? No mínimo deve ser crocante...

 

Fontes:

Revista Superinteressante Janeiro/2011

super.abril.com.br/alimentacao/onu-recomenda-consumo-insetos-617180.shtml

Blog Gospel Rio

gospelrio.blogspot.com/2008/10/e-este-joo-tinha-as-suas-vestes-de.html

Youtube / National Geographic

 www.youtube.com/watch?v=3f7I_HAm4d8